sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

MINHA HISTÓRIA DE VIDA.

Minha história de vida

Meu nome é Rosely moro em Jequié-Ba e sou estudante do curso de Pedagogia na UESB.
Trabalho em um comércio de gêneros alimentícios há quatro anos, e dou aula na Escola Bíblica Dominical de uma igreja batista no bairro km 4 em classe de pré-adolescentes na idade de nove a doze anos, onde pude e posso sentir na prática,a experiência de ensinar,mesmo antes de começar o curso de pedagogia.
Contudo o curso tem me trazido respostas significativas às situações que antes eram mais difíceis de serem resolvidas, pois, creio que para trabalhar com educação religiosa não é somente necessário o conhecimento bíblico,porém, um conhecimento pedagógico é de grande importância para que o professor tenha segurança na sua prática.
Hoje, esta experiência pedagógica tem me ajudado muito mais,porque estou trabalhando com crianças de outro bairro, onde as mesmas ,em sua maioria são completamente carentes de tudo ,inclusive de família.
Com elas eu aprendo sempre o valor e a responsabilidade de ser um encaminhador do conhecimento mesmo que seja, ainda, com pouca amplitude.


Às vezes, nos falta apenas um olhar para vermos que “na vida, os contrastes fazem parte do cotidiano. Em meio a espinhos do que nos parece agreste sempre surgem flores de inigualável beleza; a esperança não pode morrer jamais”. (Autor desconhecido, 1996)


Ao me recordar da minha educação infantil, percebo vários contrastes, pois, não nasci em uma família financeiramente rica, porém, muita rica na preocupação com a educação dos filhos.
Estudei em várias escolinhas particulares no bairro em que moro, e me lembro muito bem de muitos acontecimentos, das brincadeiras, das músicas e principalmente dos motivos que me fizeram ficar de castigo várias vezes.
Com isso, percebo o quanto às fases da educação infantil é importante para a construção de saberes e o quanto esta construção deve ser levada a sério, pois toda construção depende muito da base em que está solidificada.
Meus pais estudaram até a quarta série do ensino fundamental, porém, sempre procuraram nos ensinar valores educacionais que hoje são colocados como responsabilidade somente da escola.
Com toda essa preocupação com a educação, comecei a dar aula muito cedo, na escola bíblica dominical da igreja que freqüentava, por isso fiz a opção pelo curso de magistério. Comecei a ensinar em uma escola formal pública, após um ano do término do curso, a princípio foi uma experiência maravilhosa, consegui desenvolver um trabalho que me causou muita satisfação, desenvolvendo os conhecimentos didáticos adquiridos durante o curso, construindo laços profundos de afetividade, fazendo com que a aprendizagem se tornasse sempre significativa.
Contudo, por causa de uma política desonesta fui afastada da escola, e isso me causou uma grande decepção, e uma sensação de impotência e também de incompetência, que me roubou todo estimulo de trabalhar com a educação, por isso optei por trabalhar no comércio. Só após alguns anos, resolvi fazer o curso de pedagogia para me encontrar novamente com esta educação formal, e desta vez mais segura das minhas resoluções, visto que, tenho aprendido sempre, que apesar dos obstáculos parecerem intransponíveis, se tentarmos encontraremos sempre uma luz no fim do túnel.



Um comentário:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

pFinalmente Rosely, vc saiu do anonimato e caiu literalmente na rede. Muito legal suas reflexões.