sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

REFLEXÕES: ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO.

Reflexão da semana de observação.
Rosely Carvalho. Graduanad Pedagogia- UESB.


Para mim, o período de observação foi de muita importância para a construção do estágio supervisionado, pois, foi neste período que consegui perceber como se dá uma gestão de classe e o quanto é importante que o professor se perceba como um pesquisador.
A semana de observação foi pautada na reflexão a respeito das dificuldades encontradas na sala de aula e nas possíveis soluções a encontrar, por isso é importante o olhar de um professor que não deve se acomodar com as diversas dificuldades encontradas, porém, perceber nestas, o caminho para mudanças significativas, facilitando em todo o período de estágio. Lembrando, porém que isto não nos trará, como num passe de mágica a solução para todas as dificuldades, contudo evitará possíveis constrangimentos ou frustrações.
Este período também foi importante, porque podemos planejar as nossas aulas de forma mais segura e com tranqüilidade, tentando chegar com este planejamento, o mais próximo possível do aluno, pois, segundo Clark e Dunn (1991), o trabalho se efetua de modo mais eficaz se os professores conhecem a matéria que ensinam, se conhecem aqueles a que vão ensinar e se sabem em que momento assumir o controle ou a liderança da classe.

Nenhum comentário: