sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

REFLEXÕES ESTÁGIO: VIVENCIANDO A PRÁTICA DOCENTE.

Primeiro Desafio (primeira semana de estágio)


Nesta primeira semana, foi comemorada a semana da criança, com atividades recreativas após o intervalo para o lanche.
Foram atividades bastante movimentadas, porém não fomos comunicados que teriam esta programação e apenas atuamos como coadjuvantes.
As crianças estavam ainda mais eufóricas e algumas delas ainda mais agressivas, visto que, as atividades eram oferecidas para todas as turmas juntas. Percebi certa falta de colaboração por parte de alguns professores, como se a responsabilidade fosse somente da direção da escola, percebei também que algumas atividades deveriam ser apenas para alguns e outros tipos de atividades para outros, ou seja, algumas crianças eram muito pequenas e não se encontraram naquele movimento todo.
Creio que se houvesse esta preocupação todas elas participariam e ficariam mais felizes.



Segunda Semana (o desafio aumentou).


Nesta semana, a minha dupla não pode está presente e o meu desafio ficou gigante. Senti-me impotente diante de crianças completamente indisciplinadas, que falavam todas ao mesmo tempo, não me escutavam, e que no final das contas parecia que eu não estava em uma sala de aula e muito menos que era a professora.
Quando eu estava nesta situação, Socorro entrou em minha sala, e eu me senti ainda
pior, pois me pareceu, por um momento, que nada que foi discutido em sala de aula da universidade dava conta daquela situação, onde eu me senti completamente perdida. Por fim terminei aquele dia como se ele tivesse sido o pior dia da minha vida.
No outro dia, na terça-feira, pensei que fosse melhor desisti do estágio, ou melhor, desisti até do curso, visto que estava me sentindo a mais incompetente da turma, chorei, me descontrolei totalmente, e só fui a tarde para o CAIC, porque pensei que já estava na chuva e tinha que me molhar .
Contudo, neste dia as crianças pareciam outras e daí em diante a semana foi ótima, não deixando de ter algumas dificuldades, porém, nada que não pudesse ser contornado.
Após, ter analisado estes acontecimentos, procurei chegar o mais perto possível do aluno em relação a sua vida dentro e fora da escola, tentando estabelecer com eles laços afetivos com conversas informais, sempre no período do recreio ou no momento em que eles esperavam o carro ou os acompanhantes para irem embora. Procurei também na atividade de rotina estabelecer regras, e necessidades a serem seguidas para o bom aproveitamento de toda aula, tentando fazer com que os alunos entendessem que as práticas das atividades de rotina iniciadas na rodinha, também fazem parte da aula, tentando sempre que possível levar historinhas reflexivas, de forma que eles pudessem se encontrar nas interpretações das mesmas.



A terceira semana já foi mais tranqüila, pois tive de volta a minha dupla, que pra mim tem sido um dos fatores fundamentais para o bom andamento do estágio, contudo, o maior desafio que encontramos foi a falta de disciplina, ou melhor, a falta de limites, pois eles querem ir ao banheiro ao mesmo dos outros, tomarem água e falarem sem esperar a sua vez. Estamos tentando na medida do possível organizar esta situação, e estamos conseguindo, usando alguns reforçadores como estímulos.
Um outro desafio que encontramos tem sido a falta de leitura, apesar deles conhecerem as letras do alfabeto, eles não conseguem formar sílabas e consequentemente não formam palavras, eles sabem interpretar leituras, participam oralmente da construção de palavras, porém, quando partem para a atividade escrita não conseguem avançar por causa da falta de leitura, fazendo com isto somente cópias de palavras .
Estamos fazendo atividades mais voltadas para amenizar esta dificuldade, visto que, conseguimos perceber nos alunos a necessidade de aprender a leitura para uma melhor
interpretação, não somente das atividades desenvolvidas em sala de aula, mas, e principalmente poderem fazer leitura do mundo que os cerca .




Na quarta semana, os alunos estão mais acostumados conosco, também mais familiarizados, de forma que algumas dificuldades foram superadas. Os nossos alunos já nos vêm com um olhar diferente, nos percebendo como professoras e como alguém que está ali somente para brincar com eles. Tentamos nestes dias mostrar-lhes o quanto é importante à educação e que a mesma não acontece somente na escola, mas, ela deve ser percebida e praticada diariamente, penso que boa parte dos nossos objetivos foram alcançados, gostaríamos que fossem todos, todavia, sei que não podemos alcançá-los em sua totalidade por sermos seres humanos e estarmos lidando também com a mesma espécie, se tudo fosse perfeito deixaríamos de sermos pesquisadores e passaríamos a ser meros reprodutores de recitas prontas.




A ultima semana do estagio foi pautada na reflexão de como o processo educacional está esquecido por alguns pais, isto é, existem muitos motivos que os levam a matricular seus filhos numa escola, porém, o ultimo deles é a educação.
Senti, uma incapacidade grande como educadora diante de situações social adversa e diversa que literalmente me deixaram grandemente preocupada diante da importância que deve haver neste processo pedagógico.
Percebendo assim, que não se leva em consideração, o fato de que a educação é a base na qual toda estrutura cognitiva do individuo será formada e que uma base mal estruturada desencadeará numa construção frágil e de fácil desmoronamento.
Porem, ao ver o progresso cognitivo dos alunos, o carinho, e o respeito que eles demonstraram, entendi que eles precisam simplesmente de dedicação e afeto.Isto eu sei que fiz o que pude.

Um comentário:

Patrícia disse...

Rose,
Espero que não só o estágio como também o curso de pedagogia tenha lhe trazido experiências enesquecíveis.
Boa sorte em sua nova vida de pedagoga!
Patrícia